Muitas vezes, temos dificuldades em aprender com nossos erros e acabamos cometendo os mesmos enganos repetidas vezes. Você já parou para pensar por que isso acontece?
Nosso cérebro é um órgão incrível, capaz de criar padrões que nos ajudam a tomar decisões rapidamente. No entanto, esses padrões também podem ser nossos vilões quando se trata de aprender com nossos erros.
Por exemplo, todos nós aprendemos rapidamente que colocar a mão em uma panela quente nos queima. O nosso cérebro cria uma resposta de ameaça para nos proteger de um estímulo doloroso. No entanto, quando se trata de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisão, acabamos repetindo erros, como atrasos, procrastinação ou julgamento precipitado de outras pessoas.
O problema está em como nosso cérebro processa as informações e cria padrões que usamos para tomar decisões. Esses padrões são conhecidos como heurísticas, e eles são atalhos que ajudam a simplificar a vida e a nos fazer tomar decisões mais rapidamente. No entanto, eles também podem nos fazer repetir erros, porque somos condicionados a tomar sempre as mesmas decisões.
Nosso cérebro é preguiçoso e, por isso, é mais fácil seguir os mesmos padrões de comportamento e ações, mesmo que estejamos cientes de que estamos cometendo um erro. Isso é chamado de viés de confirmação, onde tendemos a confirmar o que já acreditamos, em vez de mudar nossa mentalidade para incorporar novas informações e ideias.
Além disso, muitas vezes mantemos certos padrões de comportamento e repetimos nossos erros por causa de um “efeito de ego” que nos obriga a permanecer em nossas crenças existentes. Podemos selecionar seletivamente as informações que protegem nossos egos e, assim, repetir erros antigos.
No entanto, podemos aprender com nossos erros. É importante ficar mais confortável com os erros, pois a vergonha associada a eles pode nos impedir de aprender. Quando estamos mais à vontade com nossos erros, somos mais propensos a absorver novas informações que podem nos ajudar a corrigir nossos erros.
Dar uma pausa na realização de uma tarefa que queremos aprender a fazer melhor também pode ajudar a reduzir o viés de frequência, o que nos tornará menos propensos a repetir nossos erros e reforçar os caminhos de erro.
Por fim, é importante lembrar que nosso cérebro é um órgão incrível, capaz de aprender e se adaptar a novas informações. Ao reconhecer nossos erros e estar abertos a novas ideias, podemos transformar nossos padrões de comportamento e tomar decisões melhores.